You are here: > Home > Projecto > Tarefas

Tarefas

O ENERQI está estruturado em 7 principais tarefas (Work packages). O corpo principal do ENERQI é o WP4 no qual um sistema comum de monitorização para a medição das melhorias de qualidade é implementado em cada um dos países participantes. As outras tarefas são estruturar o trabalho, criar um inventário dos sistemas de monitorização existentes, definir e preparar um quadro comum para avaliar (o impacte do) o sistema e disseminar os resultados do ENERQI a outros agentes.

Work Package 1: Gestão, Controlo de Qualidade e Gestão do Risco

A gestão é responsável pela liderança do projecto, por estruturá-lo, contactar a EACI, e apresentar os relatórios de forma a garantir uma boa fluidez do trabalho e organização dos pagamentos. O Controlo de Qualidade terá como objectivo que os resultados de cada uma das actividades correspondam aos objectivos globais do ENERQI. Para garantir um nível elevado de qualidade um auditor independente irá monitorizar todas as actividades do ENERQI.

Work Package 2: Recolha e Uso de Metodologias Existentes

Neste work package é feita uma pesquisa aprofundada da literatura e na internet, com o objectivo de fazer um inventário do estado da arte e também prever desenvolvimentos num futuro próximo. Outro input irá advir de todos os países participantes e da experiência adquirida nos projectos QUATTRO, BENCHMARK, BEST, e do sistema de monitorização actualmente existente na Holanda. Experiências como as que tiveram lugar na Dinamarca e Bélgica também constituem um input valioso.

Work Package 3: Definição da Metodologia Comum do ENERQI

Baseado nos resultados do WP2 é desenvolvida uma metodologia comum. Primeiro serão determinados quais os indicadores de qualidade que são gerais e utilizáveis em todos ou em parte dos países participantes. De seguida, um objectivo para os níveis de qualidade preferenciais será definido como base a ser alcançada pelos operadores. Por fim, a estrutura e base de dados online será definida baseada nestes indicadores comuns. Se necessário, as bases de dados serão expandidas com indicadores específicos de um país.

Work Package 4: A Monitorização da Qualidade e Implementação das Melhorias de TP

Nesta fase a monitorização e implementação das acções de melhoria da qualidade serão realizadas. Cada local irá recolher 500 observadores, que irão monitorizar numa base mensal a qualidade dos serviços de transporte público. Assim, uma base de dados com mais de 90,000 observações será desenvolvida, viabilizando uma série de possíveis análises. Cada local irá também implementar melhorias de qualidade; por exemplo, melhorar a limpeza dos autocarros, melhorar a pontualidade, fornecer informação de viagem e tornar mais acessíveis as infra-estruturas de paragem de autocarro. Outro tipo de melhorias são marketing e campanhas de comunicação. Tal como a melhoria física do transporte público, também estas medidas podem mudar a percepção do transporte público e levar a um aumento da sua utilização.

Work Package 5: Análise e Avaliação para Orientação do Utilizador

WP5 será elaborada durante e após o WP4. Irá consistir numa análise e avaliação da implementação do projecto e resultados, particularmente a partir de avaliações trimestrais e um benchmarking periódico (anual). Este benchmarking dos dados monitorizados, a avaliação dos impactes na percepção dos utilizadores relativamente à mudança modal, ganhos de energia e benefícios ambientais irão fornecer recomendações práticas para os stakeholders locais

Work Package 6/7: Comunicação e Disseminação/Disseminação das Actividades IEE

Esta tarefa é responsável pela disseminação de todos os conteúdos do projecto.


Financiado por
ec logo
internal