You are here: > Home > Projecto > Objectivos

Objectivos

Com o objetivo de aumentar a utilização do transporte público, colocam-se habitualmente esforços na ampliação e renovação dos sistemas de transporte, resultando em novas linhas de autocarros, metro ou elétrico, novos veículos, alterações de horários, etc. No entanto, as necessidades e expectativas dos utilizadores nem sempre são tidas em consideração. Para lidar com essa lacuna, vários sistemas de monitorização da qualidade têm vindo a ser desenvolvidos na Europa. No entanto, é comum cada local implementar o seu sistema de monitorização de qualidade sem ter em consideração os resultados alcançados em outros locais.


Normalmente, estes sistemas de monitorização de qualidade capturam a qualidade percebida pelos utilizadores apenas indiretamente, ou ao longo de grandes intervalos de tempo. As expectativas e necessidades dos não-utilizadores não são geralmente considerados e a informação de gestão extraída para o processo de decisão, relativamente às melhorias de qualidade do transporte público, é limitada. A utilização de novas tecnologias, como a internet, software de monitorização, ou técnicas de envolvimento de novos utilizadores, ainda não aproveitaram todo o potencial existente. Estas novas tecnologias deveriam permitir considerar a perceção real de qualidade pelo cliente.


O projeto ENERQI procura disseminar as boas práticas de monitorização da qualidade recolhidas na Europa através da realização de um balanço entre todos os esquemas de monitorização existentes. A criação de um quadro comum irá contribuir para que cada rede de transporte público urbano possa ter um sistema de monitorização da qualidade adaptado a seu contexto local: monitorização da qualidade que permitirá um feedback real do cliente orientado para a melhoria dos transportes públicos.


Com esta finalidade, desenvolve-se neste projeto um sistema de monitorização que retira proveito dos pontos fortes de várias metodologias tradicionais, em que a qualidade do transporte público é monitorizada regularmente pelos próprios clientes. Isto possibilita utilizar o sistema de monitorização como uma ferramenta de gestão para melhorias de qualidade dirigidas pela procura, ao invés da aplicação de programas de melhorias orientados pela oferta.


O objetivo principal é aprender através da experiência e troca de experiências sobre as necessidades dos clientes e expectativas entre operadores de transporte público, autoridades, organizações de passageiros e agências de energia dos países participantes. A troca de experiências entre os parceiros do projeto ENERQI será uma oportunidade para a disseminação a todos os agentes locais de transporte público urbano da Europa.


 

 

Página seguinte.


Financiado por
ec logo
internal